Quem acorda primeiro?

Congelação de formigas...
Submeter ao frio...
Uma pequena, outra grande...
7 á 8 minutos foi suficiente para deixar as formigas inconscientes...
A pequena demorou 2 minutos a acordar...
A grande... não acordou...
A sobrevivente mexeu as suas pequenas patas...
Finas patas...
Ultrasensíveis...
A quintina é então invadida por uma força sanguínea brutal...
O abdómen move-se e torce-se...
Ela apalpa as suas antenas desarticuladas...
A antenação prepara-se para começar a servir de sensor, de sinal táctico...
Ela entra em contacto com o material da caixa...
Ganha força para se orientar...
A sua parte sistal deixa-a exprimir-se...
Eu estou aqui, onde estava há 10 minutos atrás...
Eu sei que fui levada da minha colónia mista...
Eu sei que fui fechada aqui...
O ocelo é o último a activar-se...
Ela anda devagar e com prudência...
Fraca, apela socorro...
A feromona de alarme é lançada...
Mas ninguém a sente...
Tem o sangue demasiado frio...
Não há contacto fórmico...
Espera...
Há um agora...
Com a minha mirmecófila...
A Teoria da evolução quebra-se...

Sem comentários: